Essa crendice de azar na sexta-feira que cai num dia 13 é a mais popular entre os cristãos. Explica-se: Jesus Cristo foi crucificado numa sexta-feira e, na sua última ceia, haviam 13 pessoas à mesa.
Antes disso, porém, existem versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
Segundo outra história, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a friadagr, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.
Há também suspeitas de que a crença venha de uma rixa entre o rei francês Filipe, o Belo, e a Ordem dos Templários. No século 14, o monarca decidiu cobrar impostos da Igreja Católico. O papa Bonifácio VIII ficou indignado e o excomungou. Filipe tentou, então, entrar para a Ordem dos Templários. Assim, se reaproximaria novamente da Igreja. Mas não foi aceito. Por vingança, ordenou a prisão e tortura de 5 mil cavaleiros. Isto ocorreu em 13 de outubro de 1307.
"Vultos, Luzes Estranhas, Vozes, Sons Ocultos, Correntes de Ar Inexplicáveis, Desaparecimentos Sem Deixar Vestígios, Visões de Criaturas Bizarras, Sombras e muito mais." Por mais incrivel que pareça, todos esses fatos são reais, e acontecem no mundo todo, estando alguns desses relatos descritos nesta área. "Porisso, depois de ler esses acontecimentos, lembre-se: "Nunca deixe passar desapercebido os fatos estranhos que estão ao seu redor, pois a próxima vítima poderá ser você."
Nenhum comentário:
Postar um comentário